sábado, 9 de abril de 2016

[Debate]: Marketing e Mercado de Luxo / Poletto e Mariano



Este debate rolou em nosso grupo de marcenaria do Face e achamos interessante arquivar aqui no Blog para poder dividir tais conceitos e questionamentos com mais pessoas... 

O marketing não é bom nem ruim.
Ele está acima disso, ele é amoral, não faz julgamentos, não dá lição, mostra o que as pessoas querem ver, oferece o que as pessoas querem ter, não se importa em discernir entre sonho e ilusão.
O ser humano é falho, é pe
cador. O marketing identifica e utiliza tais falhas em favor dos seus objetivos, que pode ser vender um produto ou serviço ou até o CAOS num país inteiro para derrubar um partido, um governo.
Bom dia pecadores!!!
Bora pedir perdão e voltar a pecar, e nas mãos do marketing sonhar.
Amém!!!


Luiz Mariano Olha este texto que postei em meu perfil, Jose Benedito Poletto.... Ele cai como uma luva nesta questão de vender o exclusivo, o luxo, o status... Não cabe a nós criticar e também não precisa passar a consumir, como os traficantes só vendemos tal droga ilícita aos viciados. Kkkkkkkk OPS

Jose Benedito Poletto Sim mas numa analise geral o marketing é uma ferramenta cara nas mãos dos poderosos.Infelizmente cada vez mais as empresas pequenas se distanciam da classe consumidora do "exclusivo".Vale mais a assinatura do projetista e o "nome" da empresa construído com dinheiro. Com o atual sistema corrupto no nosso pais não temos nenhum acesso a classe consumidora de Design e esse mercado esta restrito a poucas pessoas.(A chance é zero de se impor no mercado sem cair no colo patrocínio ou dinheiro)

Luiz Mariano Não concordo! E não concordo!!! O marketing vai muito além das grandes mídias...
É exatamente por causa desta visão sua que vc não consegue penetrar tal mercado, fica à dica para todos os membros. Fato!

O verdadeiro design, aquele que realmente gira dinheiro é anônimo e até clandestino... Escritórios de arquitetura e design ocultados, marcenarias de altíssimo padrão... Estão aqui no grupo, estão por toda parte, porém ocultados... Mercado exclusivo como o próprio nome já diz é exclusivo, se utiliza de um marketing diferenciado que é focado no nicho específico.

Toda a postura, a filosofia... Tudo diferente! Em primeiro lugar quem trabalha nesta linha jamais enxerga o rico com desdenho, preconceito, aversão.... E sim como clientes carentes, muito carentes de atenção e exigentes ao cubo!

Sei do que estou falando porque já tive oportunidade de penetrar neste mercado, porém meus problemas pessoais somados aos problemas financeiros, muito serviço e meu moralismo x preconceito barato me barrou. Não tive saco para dar a atenção que eles exigem, mas tem tempo ainda...

Vou contar um causo...rsrsrs... Certa vez peguei uma mansão de uma nova rica pra projetar e executar... A mulher simplesmente me colocou no carro e foi de loja em loja das quais ela foi mal atendida e me apresentou como o designer que estava projetando a casa dela, realmente eu era, mas aquilo me deixou desconfortável pra KCT, mas as arquitetas e designers das lojas só faltaram fazer chupetinha! Kkkkkkk kkkkkkkkkk Foi surreal! Kkkkkk

É desse tipo de joguete que estou falando: Vender status, vender uma experiência de projeto, algo que ultrapassa o móvel ou o ambiente em si...

Jose Benedito Poletto Ja estive nesse mercado até a caixa do produto era da Empresa e ainda tinha que embalar, Mesmo sob medida o Nome é do grupo que vendeu,dificilmente o marceneiro designer,ou qualquer pião é citado kkkkk

Luiz Mariano Faça seu próprio mercado... Pague o preço pelo sucesso ao invés de querer usar a estrutura dos outros. Fazer os móveis é fácil, difícil é criar e manter uma marca. Fato!

Jose Benedito Poletto Experimenta se VC se formar em DI e for de uma família rica contrata uma empresa e VC em um ano já é um nome do meio,caso contrario a chance é igual a do Lula se tornar presidente um em duzentos milhões e olha que vão fazer de tudo para te derrubar (o mesmo para todo tipo de empresa)

Luiz Mariano Não concordo! O problema está no psicológico, quem vem da classe baixa não consegue absorver e interpretar todos os signos e símbolos dos ricos, fora a pressão psicológica... Você se sente traindo sua gente, seis ideais, etc... E lidar com o sucesso x invejosos nem se fala. Quem nasce rico adora causar inveja, já o pobre se sente mal e se esconde. Criação diferente, valores diferentes...

Jose Benedito Poletto Nunca me senti inferior é pura realidade,se tirar a promoção da empresa que esta sobre o designer ele é Zé ninguém em 2 meses,ou a fabrica que esta sobre o domínio da marca ,já era esse é o jogo marqueteiro.

Luiz Mariano Isso que vc acabou de postar só corrobora com minha defesa: fazer móveis, design, arquitetura é fácil... Difícil é criar e manter uma marca. Fato [2]!!!!

Não vem ao caso discutir o que é ou não justo... O sistema é assim, as pessoas são assim... Influenciáveis!!! ..... Uma boa arquitetura é mera obrigação!!!

Jose Benedito Poletto A briga começa a acontecer assim que VC der o primeiro passo,vai ter que enfrentar gigantescas estruturas do mercado e o jogo é tão grande que eles se unem para te esmagar logo no começo,ou é obrigado a entrar no time deles. Dureza kkkkkk

Luiz Mariano Estamos falando de nichos de mercado diferentes aqui, por isso que vc não está me entendendo....

Jose Benedito Poletto Explique me o que foge do contexto geral,a técnica do marketing e jogadas são as mesmas para loja 1,99 até grandes corporações.

Luiz Mariano Arquitetura, por exemplo, uma mansão de cunho autoral é uma produção pequena e exclusiva que grandes construtoras jamais poderiam explorar, pois leva muito tempo só pra criar o conceito inicial... É modernismo versus pós modernismo, seriado versus exclusivo...

Técnicas universais? Onde isso? Rsrsrs

Jose Benedito Poletto E para se chegar a ter nome para conseguir "cunho autoral" para te entregaarem uma mansão

Luiz Mariano Pra isso primeiramente é preciso querer isso, depois é preciso pagar o preço, ou seja, fazer os sacrifícios necessários, perseverar... Etc...

Já me entregaram uma meia dúzia de mansões, como vc explica isso? Ou estou mentindo?

Jose Benedito Poletto Sim mas no final quem levaria os louros?

Luiz Mariano Mas vamos parar por aqui, pois falar de mercado de luxo mexe com o ego das pessoas...

Ninguém levou louros nas casas que eu projetei os ambientes x móveis além de mim.

 #parei

Texto complementar, leitura recomendada: VENDER ALGO MAIS!!!