terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Feira Paralela 2018 - Bienal SP / Design de cunho artístico autoral na veia!



Hoje acordei decidido e fui visitar esta feira de design autoral na Bienal SP que termina amanhã, dia 21/02. Outra feira exclusiva para lojistas, designers e arquitetos. O pessoal lá é bastante receptivo e eu tive a honra de conversar um pouco com alguns criadores das peças. Realmente me senti em casa lá, interagindo com gente tão apaixonada por esta arte quanto eu, experiência edificante de fato, recomendo.

Como visitei recentemente a ABIMAD foi fatal a comparação das duas feiras em minha cabeça... Obviamente são pegadas completamente diferentes, eu diria até antagônicas. A estrutura da PARALELA é menor e mais voltada ao design artesanal, autoral e produção em pequena escala. Peças realmente exclusivas com muita, mas muita personalidade, muita paixão envolvida. Eu diria que esta feira é ideal para quem está começando e para quem tem uma pegada mais artística, menos comercial competitiva como é o espírito da ABIMAD. Questão de percepção e opinião minha, claro. Aliás, a missão assumida por esta feira é exatamente abrir espaço para novos talentos.
Confesso que fiquei com água na boca de alugar um espaço e também expor minhas peças artísticas nesta feira, minha linha segue o espírito a meu ver.

Geovana Cadore e Ícaro Lima - OQ DA CASA

Logo de cara troquei uma ideia bacana com essa dupla de designers do estúdio OQ DA CASA, Geovana Cadore e Ícaro Lima.
Fiquei impressionado com a extraordinária simplicidade da Cadeira Bali de autoria do casal. Compensado com topo aparente como os arquitetos modernistas honestos (rsrsr) tanto adoram e uma estrutura objetiva, sem muitos adornos. Tem que ter ousadia para fazer um móvel assim. Show!
Cadeira Bali - OQ DA CASA

Logo em seguida recebi uma aula de produção artesanal com a Ligia Estriga da Ocre Design. Ela utiliza papelão descartado na confecção de luminárias de muito bom gosto, um resultado estético surpreendente.

Ligia Estriga - Ocre Design

Depois fiquei encantado com a pegada romântica da Maria Fernanda da Yan Katu Design com Alma. Ela trabalha diretamente com peças totalmente em madeira maciça com detalhes produzidos por artesãos de várias regiões do país numa espécie de de criação e produção participativa, pois ela não interfere nas escolhas da parte do trabalho dos artesãos deixando seus impulsos criativos livres. 
E para materializar o conceito de "alma" em suas peças cada uma delas possuem um nicho oculto que abriga um folheto informativo sobre o histórico da criação e execução da mesma com espaço para que o cliente escreva a continuidade desta história após comprá-la. Espetáculo! Muito conceito envolvido, muito carinho, amor, ALMA!!!

Maria Fernanda Paes de Barros - Yan Katu Design com Alma


Maria Fernanda Paes de Barros - Yan Katu Design com Alma

E no meio da feira esbarrei com a designer Renata Rubim que é especializada em Design de Superfícies e autora do primeiro livro de design de superfície brasileiro "Desenhando a Superfície".
Tivemos um rápido diálogo, eu acompanho o trabalho dela há anos pelo Facebook e demais redes. Tava dizendo a ela que eu participei da militância virtual da regulamentação do Design/Designer... Aí ela lembrou de alguém que escreveu um manifesto contra uma publicação argumentativa de autoria dela anos atrás no Facebook.... Mudei de assunto, claro! kekekekeke Ela reclamou muito do Face, disse que virou uma arena de combates desnecessários, um lugar onde não se pode escrever nada que aparece alguém para postar ataques agressivos. Acabei concordando e jogando a culpa na crise que o Brasil passou, questão de lógica, mas agora as coisas estão se acalmando. Mas o face perdeu o engajamento da turma do design, infelizmente.

Selfie com a designer Renata Rubim. hehehe

Segue o restante de fotos que tirei... Cheguei a conversar com outras pessoas, todos na feira são bastante receptivos como deve ser, mas estes acima foram os que mais me marcaram...
























Luiz Mariano
Autodidata apaixonado por marcenaria, design, arquitetura, arte, filosofia, ..... pela Vida!!!

Abandonamos o Facebook!!!
Agora é só no Instagram: @marianointeriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário