quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

[Automação]: Uma aula de CNC com o Alessandro da MOGNO Projetos Exclusivos




Ontem tive o prazer de passar algumas horas na marcenaria, ou melhor, na Indústria de Móveis do Alessandro Andrade, a MOGNO Projetos Exclusivos em Santo André, ABC Paulista.
Eu já trabalhei com ele no início de carreira há mais de 17 anos atrás quando ele ainda estava trabalhando com seu pai, o senhor Abdon, no Jardim Estela... Bons tempos! hehehe

Toda vez que a gente se encontra o bate papo é longo, eu sempre digo que é um modernista (ele) dialogando com pós-modernista (eu), pois nossos formatos de atuação no mercado são antagônicos, ele está para a engenharia assim como eu estou para a arquitetura, mas mesmo assim falamos a mesma língua, nós dois nascemos dentro da marcenaria tradicional, cafungamos pó de marcenaria há anos, verdadeiras ratazanas. kkkk

Obviamente a estrelinha da linha de produção dele é este Centro de Furação da Homag BHX 055. Gravamos um vídeo amador demonstrando o funcionamento dela. Recomendo desligar o áudio, pois o barulho da máquina é só pra quem curte Rock  Roll PESADÃO. kkkk




O Alessandro é o típico inventor incremental, ou seja, aquele cara que pega as máquinas, desmonta e monta tudo de novo do jeito dele adaptando à sua metodologia produtiva. Prova disso é que quando cheguei na oficina o cara tava destruindo a seccionadora para instalar um medidor digital. kkkk


No Centro de Furação BHX foi outro exemplo deste espírito evolucionário, pois uma das regras da máquina é que não pode dividir peças, mas ele conseguiu arrumar um jeito de fazer raios usinando/debastando todo o material descartado no processo sem deixar resíduos maiores que não podem ser aspirados pelo coletor. O cara é o cara! Até mesmo o fabricante duvida das coisas que ele faz com o CNC, virou referência.

Tempos atrás questionei ele: Alessandro, por que um Centro de Furação ao invés de um Centro de Usinagem? A reposta foi uma única palavra: GAVETAS!!!

Todos sabem que produzir gavetas é a tarefa mais complexa e demorada em qualquer marcenaria, e o Centro de Furação permite fazer furação de topo para se trabalhar com Cavilhas + Minifix, ou seja, é a máquina mais adequada para produzir gavetas e demais sistemas de montagem em armários em geral. O Centro de Usinagem é mais para trabalhar faces de painéis e coisa assim, permite separar peças e tal.

Em 2011 ele foi numa feira na Alemanha e voltou decidido a padronizar o uso da Corrediça Invisível com Amortecimento Extração Parcial da BLUM, pois sua furação é mais padronizada do que qualquer corrediça telescópica comum, antes ele se matava para criar programas de marcação para instalação de corrediças na CNC e na montagem dava tudo errado, daí descobriu que a furação das telescópicas era fora de centro e não seguia padrão universal entre os fabricantes. Detalhes que fazem toda a diferença para quem realmente produz. Ele também descreveu vários fatores defendendo o uso da corrediça invisível, lembrou até de um móvel antigo da Florense que ele modificou para uma cliente no inicio de carreira onde havia uma jogada que fazia a corrediça base branca ficar invisível, já naquela época, preconizando tal tendência atual.




Suas gavetas anulam o uso da Contra Frente, economia de matéria prima e tal ... Utilizam duas cavilhas e um minifix na frente e só cavilhas atrás, tudo colado, até o fundo, travado no esquadro. Estrutura de 15mm para evitar o rebaixo que é necessário fazer para instalar a corrediça invisível na lateral de 18mm além de economia no custo da chapa. Como a produção dele é grande vale à pena trabalhar com espessuras diferentes de chapa, já em marcenarias pequenas o recomendável é fazer tudo com a mesma espessura por N motivos...
Suas gavetas obviamente são universais, ou seja, não possuem RG e CPF como fazemos na marcenaria tradicional ou de menor porte.

Agora vamos ao grande orgulho do Alessandro: Suas planilhas do Excel para gerar o Código de Barras que orienta toda a produção!!! hehehe




Não só na produção com as máquinas ele é um inventor incremental, no Excel ele exagerou, passou anos elaborando vários programas criando uma biblioteca personalizada de módulos que atendem a qualquer cômodo de uma residência e até projetos comerciais e corporativos, porém sua especialização é móveis residenciais.

A grande sacada é que o CNC reconhece para a mesma tarefa uma variação enorme de medidas, não é necessário cadastrar peça por peça, apenas um código que representa toda uma tarefa. A etiqueta vai orientar as medidas juntamente o plano de corte, detalhes como cortes 45 graus que a CNC não faz, descrição da peça, cliente, armário, tudo. A etiqueta se tornou a alma da produção de fato. Da Planilha do Excel basta copiar os dados e colar no Corte Certo, ele vai gerar o Plano de Corte e as Etiquetas, aí é só imprimir.


A união do Antigo com o Novo:

Nem todos os processos é possível fazer com a CNC ou valem à pena, principalmente quando são peças trabalhadas, fora do padrão e em pouca quantidade...
Ele desenvolveu um acabamento 45 graus, por exemplo, TOP demais, porém foi obrigado a voltar às raízes fazendo um gabarito para a boa e velha tupia de coluna estacionária, e bora abusar do sistema analógico. hehehe

Filhão! Filhão! Vou copiar! kkkkk

Esse gabarito permite fazer 45 graus de forma simples e rápida além de poder repassar se precisar. Deixa um dente de mais ou menos 4mm, deve dar um trabalho danado no acabamento manual, pois com certeza a Coladeira Automática FODAAA que ele tem não faz. kkkkkk Mas o resultado estético é BOMBÁSTICOOO!!!! Show! TOP demais!!!!






O escritório dele conta com um ambiente favorável para os parceiros designers e arquitetos trazerem seus clientes com uma mostra de cozinha, armário de quarto e outros móveis de ponta seguindo as tendências atuais que ele acabou de ver em sua última viagem à Milão na Itália. Ele é grande defensor desta linguagem internacional, globalizada. Já eu sou mais a brasilidade sem muito se preocupar com o que é feito lá fora, mas bem sei que acabo sendo influenciado e respeito. Fato!



No atendimento ele conta com a atuação da Ellen, que é Técnica em Design de Interiores com grande domínio do Promob Plus. As parcerias e os demais clientes podem contar com a ferramenta 3D no processo projectual, o Alessandro faz questão de ceder o 3D para seus clientes, designers e arquitetos, assim como a total assessoria técnica e o mais amplo leque de ferragens de alto nível, seu forte.



Bom pessoal... Realmente o Alessandro possui conteúdo demais para dividir, é uma bagagem imensa. Esse cara nasceu dentro da marcenaria e como estudou engenharia acabou absorvendo muito fácil essa tendência da automação e hoje nem bem sabemos se podemos chamar sua empresa de marcenaria, está mais para Indústria mesmo!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida postem lá em nossa página no Facebook: madearBrasil.


Av. Firestone, 1320 - Casa Branca, Santo André - SP

Curtam também a página da Mogno Projetos Exclusivos!!!


Santo André, 07 de Fevereiro de 2018.

Luiz Mariano
Autodidata apaixonado por marcenaria, design, arquitetura, arte, debate, filosofia, ...

Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL



2 comentários:

  1. Parabéns pelo os lindos projetos
    E uma arte um projeto concluido gosto muito dessa área moveleira e meu sonho trabstrab um dia com móveis.

    ResponderExcluir
  2. E gostaria de se vcs dão curso para treinar profissionais futuro.

    ResponderExcluir