quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Serviços de Corte... Você é Marceneiro ou Montador?














(Fonte da Imagem da Esquerda)



Serviços de Corte...

Quem acompanha os grupos de Marcenaria no Facebook já deve estar cansado deste tema que equipes de marketing insistem em levantar a todo momento, de forma até negativa, utilizando Fakes (perfis falsos) criados para brigarem entre si fomentando assim os debates/embates. O pior é saber que fui eu quem de certa forma ensinou isto a eles. kekekeke

Eu confesso que cheguei até a perder a paciência com esta gente e fui excluído dos grupos por causa deles e de alguns supostos arquitetos. Situação esta que acabou se mostrando favorável, pois eu precisava mesmo esfriar a cabeça, pois o que era pra ser uma atividade prazerosa e edificante se tornara uma arena de batalha exageradamente tola. As redes sociais de fato fomentam o egocentrismo, neuroses, esquizofrenias e mais uma porrada de distúrbios mentais... Somente ficando um tempo fora disso para se curar e voltar um pouco mas tolerante com a intolerância alheia. Mas deixemos isso pra lá.

Afinal...

Quem terceiriza o serviço de corte e acaba nem possuindo uma marcenaria física pode ser classificado como marceneiro ou é apenas um montador?

Mas qual a importância disso por um ponto de vista empresarial estratégico?

Aí já chega um marceneiro da velha guarda e esculacha:
E quem disse que quem trabalha com MDF é marceneiro de verdade? kekekekek

No meu ponto de vista o romantismo em relação à marcenaria se mostra improdutivo e pouco lucrativo, como também a falta de tal paixão pela atividade, um meio termo se faz necessário. Um empreendedor de marcenaria de verdade, aquela pessoa que quer sustentar sua família e quem sabe até vencer na vida com esta atividade, precisa tomar muito cuidado com as influências provenientes das redes sociais, principalmente porquê quem está por trás desta polêmica toda são as empresas interessadas e pessoas que não atuam na prática desta profissão e não vão sofrer as consequências.

Na minha opinião quem não é capaz de executar um móvel do começo ao fim não pode ser considerado marceneiro, pra ser marceneiro precisa pisar no chão da oficina e cafungar pó de madeira ouvindo o cantar da serra, quem compra tudo cortado é apenas um montador. Mas qual a importância disto? Qual perfil está lucrando mais? Qual perfil atende melhor o cliente?
Creio que seja aquele que sabe trabalhar, está com vontade de trabalhar e tem trabalho, simples assim!

Eu neste caso sou um reacionário saudosista masoquista, confesso, gosto de fazer eu mesmo o plano de corte, comprar a chapa inteira e picotar com minhas próprias mãos, adoro ouvir o barulho da serra, poucas coisas acalmam meu espírito e essa é uma delas. Porém seguindo uma visão mais objetiva e empreendedora acredito que o que realmente importa são os resultados positivos, pra mim funciona assim, mas para outros comprar tudo cortado funciona melhor, acredito nisso e respeito, respeito quem faz e acontece, quem tem atitude, e isso basta. Mas não me venham pedir para mudar de time e muito menos defender esta metodologia de trabalho, pois pra mim estamos novamente se tornando empregados não registrados dos industriais modernistas capitalistas, por uma ótica filosófica vejo isso como um retrocesso. Dominar todo o processo representa pra mim LIBERDADE, pode não ser eficiente, mas pode ser mais eficaz. Como assim? Simples... É possível lucrar mais produzindo menos centralizando todo o processo com estrutura física e equipe reduzida, e estender o entendimento de lucro para o ganho em qualidade de vida. Fora que em se tratando de Móveis sob Medida o ato de projetar e atender o cliente se mostra o verdadeiro calcanhar de Aquiles aos montadores de plantão, deveriam investir mais neste campo obviamente.

Pra mim a marcenaria sob medida foi e ainda é um tremendo fenômeno "pós-modernista" no entendimento de que se contrapõe a maioria das regras da produção em série (modernismo), seja em como executar, seja em como projetar e vender, universos que seguem a mesma direção, porém em sentidos opostos como só a física pode explicar, hehehe. E por um ponto de vista socioeconômico, eis que favoreceu a distribuição de renda descentralizando e dissolvendo a produção de móveis sob medida em pequenos produtores e autônomos. Marcenaria é uma atividade ao alcance de todos, fomenta a inclusão social, é verdadeiramente sustentável em suas três vertentes: Social, Econômica e Ecológica. Obviamente os grandes produtores, principalmente dos modulados não gostaram disto, mas como os fabricantes de chapas viram nisso um grande nicho de negócio, eis que deixaram o barco navegar livre, mas agora os atravessadores de insumos estão doutrinando e principalmente manipulando os marceneiros transformando estes em meros montadores reféns de sua estrutura.

A tecnologia vai engolir a atividade de marcenaria sob medida?

Resposta: Se fosse possível já o teria feito! Fato fractal áureo! A marcenaria atende várias necessidades complexas do ser humano, não só de quem consome os produtos e serviços, como de quem trabalha na área. Não é uma Galinha de Ouro, mas ao mesmo tempo, dentro de uma visão pós-moderna millennials onde a experiência é mais importante que o acúmulo de riquezas, podemos dizer que é a profissão/atividade do momento.

Vou parar por aqui, pois creio que já divaguei por demais! hehehe

Luiz Mariano
Autodidata apaixonado por marcenaria, design, arquitetura, arte, filosofia, etc...

Santo André, 28 de Dezembro de 2017. (Quinta)

Grupo do Facebook: Marcenaria BRASIL





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