O governo Trump está realmente tentando manter a Hegemonia do Dólar ou abrindo mão disso para salvar sua Economia, porém não quer agir com transparência para não gerar conflitos com os Globalistas e quebra de mercados???
Minha intuição é de que há uma falha lógica em todo este seu discurso de que os EUA precisam e querem manter a Hegemonia do Dólar...
Pois vender títulos públicos, por exemplo, é um ato de repatriação de dólares enquanto o pagamento dos seus dividendos caminha no sentido oposto da mesma direção, porém em volumes obviamente inferiores ao valor retido no título, correto? Fora que a porcentagem de Títulos vendidos a outros países é quase irrelevante, e isso vai contra a necessidade dos demais países por dólares para efetuar seu comércio internacional, é um sistema que possuí correlação, mas não causalidade, é praticamente outro negócio, correto novamente?
Mas muitos pseudos analistas estão dizendo que manter a Moeda Hegemônica é necessário para alimentar o Mercado de Títulos Públicos, como se a maioria dos países desenvolvidos não tivessem também seu Mercado de Títulos, uma coisa não tem nada a ver com a outra, né?
Daí podemos concluir que manter ou não a hegemonia do dólar não interfere diretamente no mercado de títulos, talvez apenas nas Crenças Coletivas envolvendo o fator CONFIANÇA, algo que pode continuar a ser cultivado se houver transparência nas verdadeiras intenções deste novo Rearranjo Econômico Comercial Global, fato?
Sim, é interessante saber quanto exatamente os EUA faturam com taxas no comércio global dos demais países utilizando sua moeda, assim como esses dados lhe permite saber exatamente o que está acontecendo e por consequência influenciar eventos ao seu favor.... Qual o impacto se essa fonte de receita e dados sensíveis secar irá causar em sua economia e inteligência, afinal, heim?
Todos dizem que é impossível manter a Moeda Hegemônica sem ser deficitário no comércio, pois todos os outros países querem e precisam obter dólares para mover a própria economia, por isso os países chegam até a diminuir absurdamente sua margem de lucro pra vender seus produtos e serviços aos EUA para obter suas reservas de dólares que ainda por cima ficam nos EUA, não são exportados literalmente, sendo assim percebo que há apenas três soluções:
1 - EUA abrir mão da Hegemonia do Dólar e outra moeda passar a cumprir tal função;
2 - Um sistema descentralizado ser gerado em substituição ao Dólar não havendo mais moeda hegemônica;
3 - Normalizar o Déficit Fiscal e Comercial dos EUA em vosso crescimento exponencial ao ponto de modificar crenças e regras gerando um Sistema Retroalimentado que realmente permita imprimir moeda infinitamente, assumindo assim de vez a necessidade deste Rei e suas prerrogativas, ou seja, seus privilégios em exercer tal função. Só lembrando que imprimir moeda não é vender títulos, bastaria o Mercado Internacional fazer um acordo para permitir os EUA realmente imprimir moeda sem ter que se endividar nos juros compostos das Dívidas Públicas, FAFO;
Como a Nova Ordem Mundial Multipolar se mostra um caminho sem volta, obviamente aposto na segunda solução, porém devido à globalização e empatia, eis que é preciso um Acordo Multilateral utilizando as devidas Instituições Internacionais que permita o Pouso em Segurança dos EUA neste processo de DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA para que o Grande Reset não deixe de ser mera retórica alarmista dos fanáticos por Teorias da Conspiração, fato, pois se os EUA, o maior mercado do mundo falir, todos cairão juntos, então ninguém larga a mão do outro, tá okay? Kkkk
Sei que com o Governo Trump é impossível tal diálogo, assim como é fácil deduzir que EU possa estar deixando escapar aqui infinitas NUANCES relevantes, sei que esse MAPA não é o TERRITÓRIO, porém minha função sempre foi apenas de PROVOCAR O DEBATE, nobre função não acham? Hehehe Ainnnnn...
E para não finalizar, qual a real gravidade na Economia Pós Pós Moderna, para não dizer Pós Capitalista, em se ter uma Economia Deficitária em todos os campos se imprimir moeda é prática comum e necessária, é soberania, heim??? Não estamos falando de desequilíbrio, de algo a ser combatido, e sim de algo a ser perseguido, pois este é o Privilégio das Economias que possuem acentuada COMPLEXIDADE, correto??? Não, não basta só imprimir...
Atualização: Postei este conteúdo no X Twitter e chamei o Grok-IA para DEBATE:
"Transição gradual via BRICS poderia mitigar choques."... Então os EUA enxergaram nos BRICS uma ferramenta a ser utilizada e a pressão supostamente contrária de Trump contra o BRICS é na verdade um meio de influenciar o bloco a fazer a Manutenção do Sistema sem levar os créditos?
Fio:
https://x.com/grok/status/1954175441985732978?t=JRXWdq_VidMdjqf3wnhm4A&s=19
"Não concordo com sua visão, é evidente que Trump está forçando esta transição e ainda por cima planeja punir os demais países por fazerem exatamente aquilo que ele quer e precisa que façam..... FAFO!!! Eis sua ARTE DA NEGOCIAÇÃO??? Kkkk" (DEBATE com o Grok-IA, mesmo fio).
Mais uma atualização:
Imprimir moeda não é vender Títulos Públicos, a solução para a dívida de 37 trilhões de dólares dos EUA é fazer exatamente o que todos dizem ser proibido, o FED imprimir dinheiro e comprar os próprios títulos públicos dos estrangeiros e quem sabe até dos fundos de investimento do próprio povo americano para estancar a sangria do pagamento dos juros compostos dos mesmos, isso é melhor do que um calote ou diminuir os juros abruptamente, será???
Outro DEBATE interessante com o Grok-IA com esta nova provocação: https://x.com/grok/status/1954622701311815714?t=XA_EwBt8EnuM877pBNoUpg&s=19
"Analisando sob a premissa de que a desdolarização não é ruim: para os EUA, poderia forçar reformas fiscais, reduzindo a dependência de dívida barata e promovendo equilíbrio econômico interno. Globalmente, fomentaria multilateralismo, diminuindo sanções unilaterais e estimulando moedas alternativas (ex.: BRICS), o que diversificaria riscos e beneficiaria emergentes. No entanto, sem alternativas estáveis, instabilidade persiste. Viável, mas arriscado." (Grok-IA neste segundo fio).
#CAOSFILOSOFICO
#MarcenariaBRASIL
Luiz Mariano, um pensador independente e invisível, hehehe Ainnnnn...