domingo, 22 de setembro de 2024

PERIFERIA, a outrora favela...

 


Como todos sabem, e sabido é, o que sabemos é que o Fluxo de Consciência nas Redes Sociais à Lá Clarice Lispector, para quem fez um Mergulho nesta ferramenta, se torna uma verdadeira Teia de Aranha onde vamos tecendo um emaranhado de influências em mão dupla, ora ativas, ora passivas... 

Estava EU num belo dia explorando a nova plataforma da META, o Threads, que agora com a pendenga entre Musk e Xandão, eis que obteve grande impulsionamento, não mais do que o BlueSky, porém devo admitir que o Threads está mais dinâmico, diversificado... Daí me deparei com esta publicação que mais parece ser feita por um contratado da plataforma do que de um produtor de conteúdo independente, mas isso não vem ao caso, confiram no LINK THREADS.

Como rolava uma publicação (várias, algumas) sobre a verticalização da cidade catarinense, Balneário Camboriú no grupo de Arquitetura, fiquei contente e feliz em compartilhar lá este conteúdo visando contrapor a produção proveniente da EXTREMA DIREITA em sua cidade que se tornou a maior referência da Especulação Imobiliária nos moldes Pablito antes da cadeirada, pois depois não há mais depois... Hehehe E se não acreditarem que estava rolando um Marketing Reverso das torres que estão sendo lançadas lá no quartel general dos esnobes novos ricos, confiram NESTE LINK. Já o tópico que levantei para DEBATE onde esta interessante Casa na Favela que abre esta publicação neste blog você encontra NESTE OUTRO LINK.

Nunca sabemos quando o público exigente do grupo, e que pelo visto há muitos da Geração Z incluídos, pois neste tópico foi a maioria das curtidas, sim tenho mania de quando tenho tempo dar uma bisbilhotada nos perfis de quem curte minhas postagens para tentar entender melhor o público que estou atraindo e o contexto ao qual estão inseridos, e normalmente antes de ter acesso ao perfil, conseguimos ter acesso às publicações anteriores deste membro no grupo, sempre que posso faço o garimpo no que é útil, e desta vez achei algo muito interessante de uma jovem arquiteta que curtiu minha publicação da Casa na Favela, a Carmem Oliveira que fez esta publicação que você pode conferir NESTE LINK, onde ela repostou um trecho de um artigo da VITRUVIUS que faz uma crítica a Capa da Revista VEJA, dando mais dinâmica ainda a essa teia aqui demonstrada. Gostei do conteúdo e dei um UP postando esta reflexão: 



"Matéria de 17 anos atrás em uma publicação de 7 anos atrás? Algo mudou de lá para cá???

Certa vez dissertei que é preciso desconstruir o SENSO COMUM do que é a PERIFERIA .... Mexer na mente das pessoas antes de qualquer intervenção física..... Dialogar com os preconceitos, dogmas, paradigmas... 

Pois há toda uma problemática que inclui e transcende esta apontada pela matéria: 

Não se pode querer crescimento ilimitado num mundo onde os recursos são limitados!!! 

É necessário fazer uma análise mais holística, cosmo local, e se toda da PERIFERIA passassem como mágica a obter os mesmos recursos que os mais abastados e a desigualdades sociais desaparecessem, quais seriam as consequências estruturais e ecológicas no Sistema como um todo?

Bem sabemos que dinheiro é mera Abstração, meros acordos entre compadres, e que a Cultura da Escassez Artificial é parte intrínseca deste projeto capitalista...... Porém é o que funciona, e o que temos pra hoje.... Pra mexer nisso, para melhorar, é preciso entender as engrenagens do sistema, do mal que vem pra bem, e que o vício é a cura, ou no mínimo uma solução paliativa...

Nesta lógica, eis que seria preciso resolver o problema em sua raíz, para que a Cultura da Escassez Forçada Artificialmente pelo Sistema, não pense que seja pelos 1% mais ricos ou sociedades iluminates secretas, kkkk, estes também são reféns do mesmo Sistema, aliás.... Resolvida a raíz deste problema, que é nossas construções mentais, AS COISAS COMO ELAS SÃO, que finalmente iremos obter de forma orgânica, natural, passiva, as soluções para todas as demais mazelas ..... Dialogar com a MENTE COLETIVA e seus arquétipos ativados, achar outras formas de alimentar tais tensões, formas mais saudáveis, fluídas... 

A PERIFERIA EXISTE PORQUÊ É NECESSÁRIA, mas tudo o que pensamos e dizemos sobre ela é certo e igualmente necessário? E num segundo momento, como fazer a periferia deixar de ser necessária, então???"


Sim, é VERDADE que por ser um crítico muito atuante nas Redes Sociais, principalmente no Facebook e seus grupos de Marcenaria, Design e Arquitetura, agora sobre Teorias da Mente junto aos gringos.... Acabei mexendo com o EGO e provocando a perseguição, gaslighthing contínuo e CANCELAMENTO constante da EXTREMA DIREITA GLOBAL devido à minha postura, como bem me acusaram em outro fórum, de ser PASSIVO/AGRESSIVO, ou seja, agir como uma cobra traiçoeira, um tubarão se passando por golfinho, ou outra analogia retirada da fauna ou da flora deste amado Planeta Azul, hehehe Ainnn.... O que estou então fazendo alí num grupo administrado por um ferrenho defensor da EXTREMA DIREITA, a final??? Mais um caso de masoquismo? Síndrome de Estocolmo ou algo ainda mais clichê assim??? 

Neste ensaio que se iniciou neste fórum na página FRONTEIRAS DO PENSAMENTO (LINK), eu tive o prazer de ter um breve diálogo com a digníssima senhora de 78 anos, Luci Antonascio, sobre esta abordagem pseudo antropológica: 

"Minha meta sugestão é incluir e transcender as duas visões, as duas abordagens, onde a CONVERGÊNCIA para DIVERGIR força a elaboração de uma linguagem universal (não me refiro a idioma), como é o caso dos memes, por exemplo, em que todos tem em comum é o uso desta codificação, destas ferramentas de linguagem, mas suas diferenças entram em um conflito sadio e contido dentro do possível através deste meio em comum... Sim, as coisas sempre foram assim, mas é preciso voltar a enxergar todo este processo como comum e sadio, necessário até. Não se deve tentar acabar com todos os tipos de conflitos, e sim melhor gerenciar os mesmos, e gerar resiliência física e emocional na população cosmo local. Amém???"

[Luiz Mariano concordo.!.. nem penso acabar as diferenças  e sim conviver com respeito.  Grupo onde há disputa  eu procuro sair dele.

Luci Antonascio .... sou de Esquerda e minha família, amigos, clientes, fornecedores....todos são de EXTREMA DIREITA..... Devo sair deste grupo?

Luiz Mariano Prefiro estar com pessoas que são e como fazem  - independente da religião, politica, raça, ....Nesses meus 78 anos posso jurar que  encontrei humanistas na Esquerda e da Direita, da mesma forma encontrei a mentira, hipocrisia  e a crueldade na Esquerda e da Direita.

Luci Antonascio eu idem... Por este mesmo motivo consigo aceitar a diversidade, querer isso, mesmo que gere conflitos.... Aprendi a gostar do conflito, a querer, provocar .... COMPETIR!!! E hoje percebo que toda esta dinâmica é a essência da própria DEMOCRACIA, logo...

Entendo que COMPETIR faz parte da LUTA, na busca do VENCEDOR. Prefiro estar no campo de DIÁLOGO  com RESPEITO e IMPARCIALIDADE.  .

Luci Antonascio se você estiver exercendo a função de juíz, compreendo.... Porém fora deste Sistema, eis que tú estais em Segunda Camada competindo comigo agora mesmo.... Contraditório, será??? Kkkkkkk Ainnn??? Ainnnnn!!!!

Luci Antonascio Intrusivo eu sou, serei, já fui.... Tchau!!!]

Daí para a minha surpresa, eis que a Luci Antonascio curtiu minha postagem no grupo de Arquitetura no mesmo dia, não perdi a oportunidade e fui logo citando ela no tópico para lhe PROVOCAR mais uma vez, hehehe Ainnn. Desta vez o DEBATE era sobre como Lúcio Costa se tornou o Arquiteto dos Arquitetos, um caça talentos, um RECRUTADOR, algo que o Paisagista Burle Marx deixou claro neste vídeo, SEGUE O LINK AQUI, algo que ao Estilo Teia, já veio de uma publicação do Instagram.

[Luci Antonascio de fato.... Porém cabe uma crítica nisto: Não há abertura para jovens talentos! Não há novos ídolos a adorar, novas referências de excelência a seguir.... Estamos literalmente presos às glórias do Modernismo Brasileiro e seus ícones.... Fato ou fake???

Luci Antonascio pode ser falha minha ou cancelamento por parte dos arquitetos pró autarquias e suas reservas de mercado, será??? Houve uma gentrificação e ocultação dos fóruns arquitetícios que ao meu ver acabou se tornando um tiro no pé, principalmente desta garotada amaldiçoada a se tornarem meros designers gráficos e recruta eterno de cultos e seus redutos pseudo artísticos..... Possibilidades... Lamentáveis possibilidades....]


Atualização 24/09/2024: 

FUI EXPULSO DO GRUPO DE ARQUITETURA POR CAUSA DE DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS COM O ADMINISTRADOR DO MESMO, sendo assim não sei se os links vão funcionar, se o conteúdo ainda está lá, mas valeu a experiência, aprendi alguma coisa por lá, mas o ciclo chegou ao FIM. 

#CAOSFILOSOFICO

#MarcenariaBRASIL

Luiz Mariano (Autodidata apaixonado por Marcenaria, Design, Arquitetura, Arte, Filosofia... DEBATES)



Nenhum comentário:

Postar um comentário