quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Cor Pantone do Ano e Modismos:

 





Ao interagir com a ala pseudo intelectual do Design & Arquitetura você logo de cara descobre que termos como tendência, moda e estilo são proibidos, quer tirar estes seres iluminados do sério é levantar tais pautas pro DEBATE, hehehe, mas como EU gosto de arrumar encrenca e acho que pouca TRETA é bobagem... Vou tentar mais uma vez expôr minha visão superficial, simplista, deste tema...

Obviamente que os profissionais do mercado mais focados no empreendedorismo, com pegada mais comercial, focados em realmente exercer a profissão na prática, acabam rapidamente superando tais preconceitos adquiridos na academia através de seus mestres de mente pós Moderna (pessimistas niilistas), que armados até os dentes com suas retóricas Modernistas de humildade falaciosa e desdenho total contra tudo que é classificado como "burguês", assim como possuem formação Marxista e tentam transformar isso em Luta de Classes, eis que para esses Iluminados a Trindade (Tendência, Moda e Estilo) é um Fetiche do Capitalismo, e o Capitalismo é o próprio Demiurgo que Reina em absoluto na Terra, e transforma a vida de todos em uma superficialidade efêmera, fluída, líquida, e agora gasosa... Fato ou Fake? Estaria EU cometendo o pecado do exagero, para não dizer da hipérbole? EU ou eles??? Hehehe

Mas pergunte a eles o que é exatamente este tal de Marxismo, Capitalismo, Moda, Tendência ou Estilo....o que é isso tudo, afinal? Você sabe, nobre leitor? Então diga aí nos comentários, pois EU já me esqueci de tudo, fiz questão de esquecer, haaaahhhh. Não vim aqui desta vez copiar e colar Dados Frios do Google ou apelar ao Chato G-PT ou similares LLMs.... Minha nobre missão é apenas PROVOCAR, então vamos lá, bora pra TRETA...

Como o MONISMO prega: Tudo já é perfeito, tudo já é como deveria ser, o Universo é PERFEITO!!!........ Por esta lógica, assumindo isso como a Tautologia da Vida, um oximoro iluminado de redundante paradoxismo... Em VERDADE vos digo, e repito: SE AS COISAS SÃO COMO SÃO E CONTINUAM SENDO, HÁ SEMPRE UMA NOBRE RAZÃO, UMA LÓGICA FUNCIONAL, PRAGMÁTICA!!! Logo...

Se Tendência é algo experimental, uma sugestão.... Se a Moda é quando a Tendência se torna aceita pela maioria e se populariza... Se Estilo segue a nobre missão de diferenciar esteticamente tribos e movimentos artísticos, políticos e/ou filosóficos... Podemos e devemos já concluir que não estamos lidando com questões tão supérfluas assim, correto?

Vou ser direto e reto aqui, simplista mesmo, como AUTODIDATA tenho tal direto, tal prerrogativa... Como tais intelectuais podem se dizer Modernistas se até o momento não perceberam que tais questões são intrínsecas à Produção Industrial e seus meandros, suas NUANCES??? Quando se lança uma Tendência estamos testando o mercado, quando tal Tendência se torna Moda passamos a reduzir drasticamente o leque de produtos e serviços a serem ofertados, podendo assim facilitar a gestão de todos os processos envolvidos, PADRONIZAÇÃO, palavra chave, a essência maior do próprio Modernismo, aliás... E isto se mostra totalmente SUSTENTÁVEL, pois nos permite reduzir desperdício de insumos, energia e força humana. E quando a moda passa, o que não vendeu passa a ser segunda linha e acaba sendo vendido mesmo assim, salvo alguns casos pontuais, porém algo sagrado às indústrias é nunca desperdiçar nada, fato.

Daí depois disto adentramos campos mais abstratos, passamos a atender necessidades mais subjetivas dos seres humanos, passamos a vender STATUS, algo que todas as classes sociais consomem, até os mestres pseudo Marxistas Modernistas, principalmente eles, aliás... Hehehe. E tudo isso não é menos importante, nossa essência humana, nossa COMPLEXIDADE, pede isso, exige!

Devemos falar de gerenciamento de Marca, Propósito, Missão, Valores??? E de como a Trindade (Tendência, Moda e Estilo) se correlacionam com isso? Não? Então deixa pra lá, já chega por hoje, né?

Não! Vou apenas finalizar dizendo que possuir referências a seguir como a Pantone é primordial, pois os líderes do mercado que ditam a Moda estabelecem um Norte a seguir e perseguir, fornecem um parâmetro de excelência, uma base, um ponto de partida.... Retire isso e o que resta, a internet e sua Revolução Cultural conseguiu acabar parcialmente com o PODER destas instituições, e onde chegamos? Na falta de rumo, de SIGNIFICADO....... na METACRISE???

Luiz Mariano
Marceneiro AUTODIDATA!!!

Fonte do Print/Imagem de capa, saiba mais:

https://www.pantone.com.br/cor-do-ano-2024/


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