domingo, 12 de setembro de 2021

Spiral Dynamics - (SD) e a Engenharia Social:

(Fonte da imagem desconhecida, postem os créditos nos comentários)


[Provocações]: Engenharia social???

Tempos atrás eu estava tendo uma conversa com um amigo marceneiro que é da Maçonaria, ele me disse que até concorda que a bola da vez é dos criativos, mas me questionou o que seria da vida das pessoas que não possuírem essa criatividade toda?
Confesso que ele me deixou desconfortável, será que os arquétipos operacionais, principalmente com o advento da tecnologia 4.0 e o 5G se tornarão um excedente dispensável dentro deste novo sistema? Pessoas que serão cada vez mais excluídas, marginalizadas?
Daí, recentemente tive o prazer de participar de alguns fóruns estrangeiros que sem querer, acredito eu, eles me deram o caminho para chegar a essa resposta: Teorias de Estágios!
Um tal de “Spiral Dynamics - (SD)” me chamou bastante a atenção, pois assim como as demais Teorias de Estágios Evolutivos da Mente Humana, eis que uma meia verdade se levanta, criaram uma sugestão, um mapa a seguir, dando a entender que é um estudo que reflete a sociedade, que identifica e classifica o curso natural das coisas, sendo que na verdade podemos aqui estar diante de uma forte ferramenta de persuasão que visa manipular a sociedade nos rumos que os programadores de tal sistema acham ser o melhor caminho.
A proposta seria pintar todo mundo de azul turquesa, será?
Creio que a essência da coisa toda não seja bem essa, não se trata aqui de induzir as pessoas a evoluírem, e sim de dominar os evoluídos... Como assim? Simples: as pessoas supostamente iluminadas pela luz turquesa, amarela ou verde que seja, são induzidas a acreditar que ser superior é desapegar do universo material e conseqüente materialismo, pois já são propensos a se questionar a este respeito, então fica fácil fomentar algo que já os perturba. E com isso é proporcionado um equilíbrio entre os arquétipos, pois quanto mais criativo (inteligente, racional, sábio, reflexivo, etc.) a pessoa é, menos ela produz porquê menos ela quer produzir, isso gera o equilíbrio necessário entre os arquétipos.

Por certa ótica isso se torna uma verdadeira maldição, assim como talvez um mal necessário que realmente proporciona o necessário equilíbrio, pois induz quem pode revolucionar o mundo a não querer fazer isso, e assim seguimos governados pelas cores supostamente inferiores nesta escala evolutiva, aqueles que muito querem, mas pouco sabem. Será possível uma coisa dessa??? Num creio... Devo estar imaginado coisas...
Possibilidades!!!
A cor coral é uma lacuna em aberto que vem logo após a turquesa, e em verdade vos digo, se fosse pra eu deduzir qual seria os fundamentos desta cor falaria logo de cara, cada cor é uma camada de uma cebola, cada camada é uma meia verdade, a ultima cor, que seria a casca, não poderia ser de outra cor. Hehehe A verdade é que não há verdade! Nesta ultima cor o indivíduo passaria a ter plena consciência de que tudo é um jogo de equilíbrio entre opostos, uma Lei Universal, onde o mais capacitado sempre será perseguido, castrado e até criminalizado para o bem comum caso esse não aceite seguir os mapas que o castrarão do mesmo jeito, não há escolha, ou a única escolha é a Arte do Ocultamento, ou seja, fugir de toda e qualquer sistema de classificação, bancar o idiota perante a sociedade, será???



Luiz Mariano 

AUTODIDATA apaixonado por marcenaria, design, arquitetura, arte, debate, filosofia, etc...

Participem também de nossos grupos no Facebook:





Nenhum comentário:

Postar um comentário