Para aqueles que são leigos no universo 3D... Podemos modelar e
exportar as imagens do projeto 3D direto do programa de modelagem como o
SketchUp, Promob, Domus, etc; mas os recursos de luz, sombra e reflexos entre
outros são limitados. É o que chamamos, no caso do SU, de SketchUp Cru ou Puro.
Segue um exemplo de minha autoria:
Mas existem os programas renderizadores como o Vray e o
Kerkythea que possuem muitos outros recursos onde dependendo da capacidade do
usuário e do tempo (configuração) da cena, eis que a imagem pode ficar tão
perfeita que até os mais experientes custam acreditar que não se trata de uma
foto. Para exemplificar vou postar este trabalho invejável do Designer 3D e
Designer de Interiores Tales Macedo:
Pois bem... Existe uma grande rivalidade entre os
projetistas de móveis que utilizam o Promob, por exemplo, que é um programa
dedicado ao ramo que possui como principal finalidade agilizar a venda gerando
imagens, orçamento instantâneo e interação com os planos de corte e
gerenciamento operacional. Mas o render deste programa deixa muito a desejar
comparado ao SU + Vray, por exemplo, mesmo com a novidade do Render UP que
melhorou muito a qualidade das imagens geradas.
Mas a questão está exatamente aí:
Para vender móveis e
somente móveis realmente precisamos de um render em alta definição?
Não corremos o risco
de gastar mais tempo com o Render e deixar o processo criativo de lado passando
soluções bonitinhas, porém questionáveis tecnicamente?
Tive uma rápida conversa com o Designer Tales Macedo sobre
estas questões e acabamos concordando: O Render não é para se vender móveis, e
sim Design. As maquetes virtuais (renders) são amplamente utilizados no
marketing das construtoras e mobiliárias, por exemplo, para vender apartamentos
novos. Também quem trabalha com design de interiores/ambientes acaba utilizando
bem esta ferramenta, pois seus clientes estão à procura de um
atendimento/serviço diferenciado.
Já a possível 'camuflação' de péssimas soluções com o render 'bunitim', eis que a resposta do Tales não podia ser mais óbvia: O Render é uma
ferramenta espetacular, porém dependendo da ética (ou falta dela) de quem usa é
possível sim que se torne algo supérfluo, um verdadeiro engodo.
Porém o Tales afirma que já trabalhou em uma marcenaria e
que seus renders facilitaram muito na venda dos móveis.
No fim só podemos chegar à uma conclusão: Quem trabalha por
conta (Freelancer) acaba abraçando o render naturalmente, pois todo e qualquer
projetista sonha em projetar uma maravilha como essa:
Designer 3D e Designer de Interiores
Maiores Informações: http://www.talesmacedo.com.br/
Idealizador do Tema: +Anderson Martins
Autor da Postagem: +Luiz Mariano
Grupo do Facebook: Marcenaria BRASIL
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