Já ouvi muitas reclamações de que as Marcenarias teimam em
produzir móveis com cara de anos 90 enquanto nossos concorrentes da linha de
Modulados investem milhões em pesquisas e experimentações buscando sempre
atualizar seu catálogo junto às tendências do mercado nacional e internacional.
Na verdade as Marcenarias possuem
uma extrema liberdade de criação que possibilita até a criar novas soluções,
mas como isso é algo difícil podemos pelo menos aderir às tendências de
mercado. Tendências estas que ultrapassam as questões
decorativas supérfluas chegando a soluções técnicas realmente
importantes.
Seria interessante criar hoje em
dia, por exemplo, um aramado/móvel para comportar CD's e DVD’s super sofisticado sendo que as mídias atuais que ocupam menos espaço acabaram com eles? Vale a
pena oferecer uma base giratória para TV se elas passaram a ser finas, leves e
fixadas à parede?
Como podemos observar os outros
objetos que compõem o ambiente não pararam de evoluir. Como os móveis
projetados sob medida se fundem com os objetos, as soluções precisam evoluir em
conjunto.
Além dos objetos é interessante
observar as mudanças de comportamento das pessoas em relação à utilização dos
móveis. Tendências de móveis multifuncionais, automatizados, autoconfiguráveis,
etc; devem ser levadas em consideração.
Remando contra a corrente, a Mariano Móveis Projetados busca
sempre quebrar este paradigma e para ilustrar o tema em questão, nestas fotos
de serviços realizados pela nossa empresa fica evidente a evolução dos móveis
em conjunto com os demais objetos que compõem uma cozinha sob medida:
Este dois exemplos são trabalhos realizados há mais de cinco anos, mas com o avanço da economia muitas pessoas passaram a consumir produtos que outrora eram exclusividade das classes mais altas.
Já esta cozinha americana é um projeto executado
recentemente por nossa empresa. Ao comparar as cozinhas de cinco anos atrás com
uma atual podemos observar a evolução dos móveis, eletrodomésticos e objetos em
geral. Obviamente que cinco anos atrás estes objetos já existiam, mas hoje
fazem parte da realidade de mais pessoas.
Como a grande maioria da população não valoriza ou não
identifica ser necessário contratar um Arquiteto ou Designer para projetar as
alterações nos ambientes de sua residência ou comércio, eis que muitos
transferem esta responsabilidade direto ao Marceneiro, Gesseiro, Eletricista,
etc.
Não vem ao caso discutir aqui se esse comportamento é
correto, pois não tem como mudar a cabeça das pessoas sem mais nem menos. Um
empreendedor de Marcenaria deve se adequar aos fatos e assumir de vez esta
responsabilidade. Como? Faça você mesmo se for capaz ou contrate alguém que
seja!
Os micro-empresários do ramo de Marcenaria , saudosistas por
natureza, em sua grande maioria não se preocupam com o design do seu
produto/serviço e estão presos a uma inércia paranoica. Seus portfólios só não
são mais desatualizados graças aos clientes que fazem exigências especiais ou
trazem projetos elaborados por terceiros que se tornam verdadeiros desafios.
Mas quando cabe à Marcenaria apresentar soluções e criar o ambiente, eis que
estes oferecem a mesmice de sempre. No máximo comentam por cima sobre as
novidades do mercado passando a ideia de serem coisas caras e supérfluas, distantes
da realidade do cliente em questão assumindo a presunção de que ele não possui
capital ou perfil para adquirir tais novidades. Isso chega a ser ridículo e até
cômico. Fora que a maioria destas novidades já estão no mercado há décadas.
Por experiência própria sei da dificuldade em quebrar este
paradigma e buscar inovações. O medo de que nossas indicações sejam
tradicionalistas e que a forma que projetamos, vendemos, produzimos e
entregamos nosso produto seja exatamente o diferencial que nos mantém no
mercado, atravanca qualquer iniciativa. É obvio que existem perfis diferentes de
clientes e que alguns não valorizam ou não possuem condições para aderir às
tendências do mercado, mas nunca podemos subestimar o poder de consumo e
mudanças de comportamento de nossos clientes. E antes que as vendas decaiam a
ponto de partirmos para o tudo ou nada, inserindo mudanças radicais que podem
causar um impacto negativo, devemos assumir uma postura preventiva e ir
aplicando as novidades em pitadas suaves. Atualizar deve ser um compromisso
lento e contínuo, pois uma empresa de marcenaria não é um site da Internet que
pode ser atualizado diariamente. As novidades passam por estágios de
experimentação antes que se torna padrão para todos os pedidos.
Outra questão que defendo é seguir um padrão de qualidade,
pois não é conveniente oferecer matéria-prima e ferragens de qualidade inferior
aos clientes, já que o impulso da economia imediata ainda é forte por questão
de costume ou falta de conhecimento referente às vantagens que os produtos de
melhor qualidade oferecem. Produtos de qualidade representam economia a médio e
longo prazo pelo fato de possuírem vida útil maior. A questão da estética e
valor agregado também é crucial, pois ao ser criticado de um modo geral por
parentes e amigos devido às suas escolhas, o cliente pode se arrepender e essa
situação negativa vai fatalmente reduzir as possibilidades de novas indicações.
Seguindo esta filosofia desde do início de suas atividades,
a Mariano Móveis Projetados assumiu o desafio de conduzir seus clientes na
elaboração ou adequação de seus projetos/ambientes buscando sempre soluções
contemporâneas. Jamais executamos um pedido sem questionar possíveis alterações
visando melhorar a parte funcional em harmonia com a estética. A lógica
racional com o lado emocional também deve ser confrontada, já que não adianta
querer empurrar, por exemplo, um Rack sem porta CD e DVD se o cliente é
colecionador e possui grande apego.
Nossa meta é plantar contra as desigualdades sociais criando
ou trazendo o que há de melhor para nossos clientes, pois não passamos a
trabalhar para as classes mais altas e sim nossos clientes que passaram a
possuir um maior poder de consumo. Sendo assim fica evidente a necessidade cada
vez maior de correr atrás de novas tendências, tecnologias, conceitos e design
para melhor atender essa nova demanda. O que diferenciava uma pessoa de classe
mais elevada como o consumo de móveis projetados sob medida, design, artes,
eletrônicos, conhecimento (estudo), veículos, etc; hoje estão ao alcance de
todos e a Mariano Móveis Projetados faz parte e comemora estas mudanças em
nosso cenário nacional.
Santo André, 28 de Janeiro de 2012.
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