domingo, 7 de setembro de 2025

A ARQUITETURA DOS VAZIOS:


¿ Para que fazer coisas resistentes se as pessoas enjoam cada vez mais rápido de tudo e de todos buscando a felicidade, o preenchimento de um vazio tão cheio quanto um buraco negro no centro de cada galáxia, de cada pessoa???

Que tal mexer no DNA dos EUA?

Minha percepção me diz que a Cultura de Consumo dos Americanos, principalmente da Direita, é COMUNISTA, isso na conotação de copia e cola, segue um efeito manada totalmente desprovido de um gosto individualista, de customização, de gourmetização, de exclusividade, do encomendado sob medida, do artesanal e artístico, do personalizado.

Os americanos nesta questão de Cultura de Consumo, ao meu ver, são filhos bastardos do Modernismo proveniente das entranhas do Comunismo e sua ânsia de Padronização e Universalização, produção industrial em série e em massa, leque reduzido de opções e foco excessivo em EFICIÊNCIA deixando a EFICÁCIA em segundo plano, um ato paradoxal de aproveitamento máximo de energia e recursos para produzir produtos e serviços que serão jogados no lixo em pouco tempo, talvez sem mesmo desembalar da caixa ou cortar a fitinha. 

No FIM, aos gringos, o ato de comprar, o ato de gastar o dinheiro em si resume sua Cultura de Consumo, eles consomem essa experiência, esse prazer, vício.... tentando preencher este VAZIO.

Qual seria o impacto na economia local e global se esta Cultura de Consumo desse um Cavalo de Pau, um giro 180 graus, principalmente num contexto de Balança Deficitária e Dívida Pública insustentável que coloca toda a Economia Mundial em risco eminente de COLAPSO??? 

COMO FAZER ISSO? 

Primeiro é preciso reconhecer e querer mudar, e isso vai exigir mais intelectualismo a uma nação de Direita anti intelectual, e isso é a causa raiz, pois sofisticar a Cultura de Consumo exige usar os neurônios que todos possuem, mas o senso comum proíbe usar correndo o risco de ser cancelado de sua tribo.

E se o avanço da IA for realmente real, eis que não vão ficar contra um Movimento destes, ficariam??? 

Em tempo... Para a RECONSTRUÇÃO DE GAZA recomendo o mesmo questionamento na Arquitetura, Design de Interiores e Urbanismo, e claro: NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL que deve trazer de volta o artesanal e personalizado, a falta de pressa e necessidade de volume nos processos, uma Metodologia Produtiva Heterogênea, Multifacetada, que transcende e incluí o próprio Modernismo abraçando a COMPLEXIDADE. 

Nós do Setor Moveleiro, da Marcenaria Disruptiva, podemos ajudar no elaborar destes conceitos, somos bons nisso, somos cinn. Hehehe Ainnnnn... 

Ou isso ou Renda Básica Universal, qual vai ser??? 


Luiz Mariano (AUTODIDATA)

#CAOSFILOSOFICO #MarcenariaBRASIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário