quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A presença da mulher na marcenaria brasileira...



Já tem um tempinho que ando ensaiando postar aqui no Blog Marcenaria BRASIL sobre o trabalho da professora de marcenaria Veronica Braga do Instituto Leo, agora vai...



Tive contato com ela na época dos grupos de Facebook e acompanho seu trabalho desde então. Ela já participou de alguns programas de TV como o quadro Fazedor@as da Band Mulher e o Pequenas Empresas Grandes Negócios, com certeza já possui grande prestígio no meio. Além de dar aulas de marcenaria no Instituto Leo ela toca sua marcenaria @vertice_marcenaria junto com o marido....

O Blog Papo de Marceneiro fez uma matéria muito boa sobre a Verônica que me deixou ainda mais fã desta guerreira: O olhar singular da mulher na marcenaria ,SEGUE O LINK AQUI!!! Qualquer coisa que eu for acrescentar aqui sobre ela será chover no molhado. hehehe

A presença da mulher na marcenaria brasileira...

Tava agora mesmo conversando com a Veronica sobre o que é mais difícil para a mulher na marcenaria brasileira, quais os preconceitos enfrentados: Aprender o ofício e trabalhar na produção tocando a própria empresa, ser professora de marcenaria ou ganhar espaço nas redes sociais defendendo uma bandeira??? (risos)

Eu arrisco a dizer que defender uma bandeira, no caso a Leo Madeiras, é a parte mais difícil quando se trata de ganhar espaço no meio marcenariânico, pois há uma rivalidade além do que eu considero sadio entre as marcas nas redes sociais, e muita gente que possui uma história de luta bonita como a dela acabam sendo deixados de lado por causa deste preconceito fomentado pelas redes de fornecedores e fabricantes de insumos para marcenaria. Muita gente que posta conteúdos relevantes também são deixados de lado por essas picuinhas que muitas vezes nem ficam tão evidentes ao grande público.

Já a mulher é sim valorizada em nosso meio e bem vinda na marcenaria. Obviamente que é mais comum mulheres trabalharem no projeto e venda, mas conheço mulheres que até sujavam as mãos na seladora lustrando peças na boneca na época da marcenaria tradicional que hoje possuem empresa muito bem estruturada, pena que não consegui fotos pra postar aqui, mas nunca esqueço a cena e a luta do casal para vencer na vida juntos, e venceram.

Eu mesmo já tive algumas mulheres trabalhando na minha marcenaria e até uma marceneira que trabalhou na produção como ajudante, gente boa demais, porém quando eu a levei numa entrega percebi a cliente torcer o nariz, como sempre o preconceito maior é do pobre contra o próprio pobre e da mulher contra a própria mulher, pois em verdade vos digo: Fui criado por mulheres e todo o machismo que tive que superar pra tentar ser uma pessoa melhor aprendi com elas, pois as coisas são assim, fica aqui minha crítica, homens são em sua maioria criados por mulheres e se tornam machistas por que?

Obviamente que contratar mulheres marceneiras não é algo comum, mas como estamos na Era dos Autônomos e Pequenos Empreendedores é cada vez mais comum ver mulheres tocando pequenas marcenarias junto com seus maridos e até sozinhas nas mais variadas vertentes desta amada e ampla profissão.



Mas mesmo aos trancos e barrancos já temos algumas mulheres marceneiras virando celebridades nas redes sociais, e a professora Veronica Braga é uma delas, e tem o apoio do Blog Marcenaria BRASIL.


Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL




2 comentários: