Trabalhar com móveis sob medida requer muito conhecimento
técnico e experiência de mercado. Pegar bons serviços através de propaganda é
muito difícil. Criar e manter teias de indicações é complicado e leva anos. As
oscilações do mercado são exageradas e traiçoeiras. Saber fazer os móveis
representa apenas 10% do todo, tendo em vista que dominar técnicas de vendas,
projeto, contabilidade, marketing, recursos humanos, etc, se faz necessário. O
empreendedor é obrigado a literalmente assobiar e chupar cana.
A grande vantagem que leva muitos candidatos a empreendedor a
correrem para o mercado de Móveis sob Medida é o investimento inicial baixo para
iniciar as atividades e o fato de que só é produzido o que foi previamente
vendido. Em quase todos os casos o cliente fornece 50% de entrada e até os
cheques pré-datados antecipadamente no ato do contrato. A Margem de
Contribuição e Valor Agregado também é bem maior.
Já no universo dos Móveis Seriados a coisa muda de figura. Muitas
vezes é preciso bancar todo o custo da produção para depois de 30 dias começar
a receber os ativos. Na maioria das vezes vendemos para atravessadores que
ganham em média 30% do Valor Bruto da venda final. Outro problema é a escolha
do produto e o controle de estoque. Investir muito em uma ideia nova pode ser
um tiro no pé. Produzir pouco e estourar nas vendas pode ser um tiro no joelho.
Mas a grande vantagem é a capacidade de controlar a rédeas curtas a produção e
o consumo de materiais. Pelo fato de poder comprar em quantidade o mesmo tipo
de material, existe a possibilidade de cortar os distribuidores e comprar
direto da fábrica. Podemos organizar um belo estoque e planejar investimentos
com mais segurança.
Recomendo principalmente àqueles que não dominam Projetos 3D
e não possuem noções de Design para criar soluções exclusivas diferentes para
cada cliente, investir em produção em série, pois seguir aquela estratégia de
fazer exatamente o que o cliente pede é outro tiro no pé, porque o cliente
sempre cria os maiores problemas depois que a ideia não deu certo e a corda estoura
pro lado mais fraco.
Escolher um bom produto para produzir em série ou criar uma
nova ideia, nem que pra isso seja necessário contratar um Designer qualificado,
e depois arrumar pontos de vendas de terceiros para revender seu produto mesmo
que seja em consignação, é mais fácil do que conseguir clientes diretos ou
formar parcerias com Arquitetos, Designers, Decoradores e Lojas.
Aprender a ganhar no volume é a chave desta modalidade.
Muitos podem pensar que é trabalhar muito para ganhar pouco, mas quem conhece
produção sabe que o tempo que se leva para ajustar uma máquina para cortar uma
peça, dá pra cortar 10, 50 ou quem sabe 100 peças iguais. Fora a possibilidade
de usar gabaritos universais que agilizam muito a produção ou comprar
maquinário específico para determinada função entre outros detalhes.
Outra vantagem da produção em série é o treinamento e o
custo da mão de obra. Basta aprender uma vez para fazer sempre e ir evoluindo.
Controlar a produção de cada colaborador também se torna mais fácil. Não tem
como o funcionário enrolar.
(Texto escrito em Julho de 2011 para a Comunidade do Orkut
Marcenaria Moderna)
(MARCENEIRO)
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