(Texto escrito em Setembro de 2010 para a Comunidade do Orkut Marcenaria Moderna):
A principal ponte que o líder precisa construir é dentro
dele mesmo: a ponte entre o racional e o emocional, entre o pessoal e o
profissional, entre o pensar e o fazer. A era industrial forçou fragmentações
quando, por exemplo, exigia que a pessoa deixasse suas emoções em casa e viesse
para o trabalho apenas com sua parte racional e profissional. Mas hoje as
empresas precisam da imaginação das pessoas para vencer o jogo competitivo por
meio da inovação. E a criatividade está principalmente no emocional. Por isso
não dá mais para contar apenas com o lado racional dos empregados. Precisamos
que todos, sem exceção, venham inteiros para o trabalho.
(Palavras de Carlos Ghosn, Presidente da Nissan. Retirado do
Livro “Você é o Líder da sua Vida?” de César Souza)
Sobre Funcionários:
O que está acontecendo atualmente em minha Empresa é o fato
de que produzimos rápido demais. Levamos mais tempo pra Projetar e colocar o
material dentro da Empresa do que pra executar. Gasto 90% do meu tempo
planejando e 10% executando, literalmente. Montagem também é outra parte
bastante demorada. Sendo assim nestas ocasiões meus funcionários ficam parados.
Várias vezes fui criticado por isso e aposto que aqui não será diferente. Mas
em verdade vós digo que Marcenaria Artesanal é assim mesmo! Não dá pra manter
os Funcionários produzindo a todo o momento. Inventar serviço ou tentar
dispensar o Funcionário pra descontar depois (Banco de Horas) é no mínimo
desmotivador e desnecessário. É o que chamo de Economia Porca. Defendo que
quando não houver serviço deixe os Colaboradores parados ou dispense sem descontar.
Afinal, eles não têm culpa se não tem nada pra fazer naquele momento. Deixem
eles trocarem figurinhas e coçar o saco.
É lógico que estou falando da pausa na produção que pode
ocorrer entre um serviço e outro. Quando realmente faltar serviço completamente
e ficar dependente de uma venda pra voltar a trabalhar é melhor dar Férias
Coletiva ou aproveitar pra se livrar de Funcionários Problemáticos. Aproveitar
esse momento pra dar uma reformulação no Layout da Empresa é bom também.
Mas é interessante conversar com os Funcionários sobre o
assunto deixando bem claro que ficar parado às vezes é normal. Que ninguém deve
ficar incomodado ou com medo de cortes. E que todos devem ficar preparados pra
mandar bala na hora certa. Ninguém deve ficar enrolando pra terminar um serviço
só pra não ficar parado. Se o Funcionário acostuma enrolar neste momento não
vai mais fazer o serviço rápido quando for necessário.
Jogo limpo é o que importa. Se a coisa ta preta abra a boca
e reclame, se está bem, tranqüilize a todos. Devemos enrolar e mentir só para
os Clientes (faz parte do jogo). Eles não gostam de ouvir a verdade. Mas para
as pessoas que fazem parte do nosso dia-dia tem que ser jogo limpo senão
perdemos a moral e aí a coisa fica preta a médio prazo.
Devemos investir no Gerenciamento de Produção pra diminuir e
evitar essas lacunas, mas nunca apelar. Tem patrão que manda os funcionários
lixar chapa de compensado e varrer o teto da Marcenaria (rsrsrsrs). Isso é o
cúmulo da mesquinharia, absurdo! Outros ficam nervosos e saem atirando pra todo
lado. Cadê a Inteligência Emocional deste indivíduo? Um camarada deste nem pode
ser chamado de Líder!
Vendo meus Funcionários parados me perguntaram como eu
consigo pagá-los e se estou tendo Lucro assim??? Respondi: Muito mais do que antes!
Se sua empresa não está indo bem, mude TUDO.
Principalmente
sua FILOSOFIA!
Comece mudando a si mesmo!
(MARCENEIRO)
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