Tomando aqui a liberdade de Copiar e Colar um diálogo interessante que ocorreu no Grupo de Facebook P2P do nobre Michel Bauwens com a australiana Tirrania Suhood...
Tirrania Suhood (Publicação que abriu o Tópico):
Muitos de nós estão a sentir-se desiludidos pelos nossos governos (sim, um eufemismo) e muitos de nós também sabemos que há mais em jogo. #CapturaEstadoAlgumas atividades e desenvolvimentos na Austrália, também relevantes internacionalmente...Recentemente, juntei-me ao webinar "Confronting State Capture" e depois descarreguei o relatório recentemente lançado pela Australian Democracy Network (ADN), que foi fundada pela Australiana Conservation Foundation, Human Rights Law Centre e Australian Conselho de Serviço SocialÓtima explicação da Captura do Estado pelos apresentadores do Webinar - Saffron Zomer, diretora executiva da ADN, Scott Ludlam, ex-senador e co-autora do relatório, e Alice Drury, advogada sênior do Centro de Direito dos Direitos Humanos."A captura estatal é o exercício do poder por parte de atores privados - através do controlo sobre os recursos, ameaça de violência ou outras formas de influência - para moldar políticas ou implementação ao serviço dos seus interesses estreitos"Captura estatal significa que os nossos governos colocam os lucros dos seus doadores à frente de cuidar do meio ambiente e das comunidades.Não podemos abordar questões para o bem comum quando continuamos a ser prejudicados pela Captura do Estado.Não posso recomendar o webinar e o relatório o suficiente. Faz parte da campanha #NossaDemocracia e tem a sua própria hashtag #CapturaEstado .Aqui estão os links:Site/Relatório de Captura do Estado/Rede de Democracia AustralianaWebinarResumo de duas páginas https://static1.squarespace.com/.../state+capture+summary...No ano passado, houve também um documentário australiano, The Big Deal, que também abordou estes temas e enfatizou que tanto os partidos Liberais como os Trabalhistas recebem doações significativas, onde os doadores não são divulgados. A ADN esteve envolvida neste documentário.De acordo com o Centre for Public Integrity, os principais partidos políticos da Austrália receberam mais de 4,2 mil milhões de dólares ao longo de duas décadas. Quase 1,5 bilhão de dólares disto não foi divulgado, ou dinheiro "escuro" que não pode ser rastreado a uma fonte. Apenas cinco doadores foram responsáveis por quase 300 milhões de dólares em doações para os principais partidos.A primeira recomendação do relatório de Captura do Estado Confronting é dar-lhe um nome - para aumentar a consciencialização sobre o mesmo. Daí esta publicação!
VERDADES PROIBIDAS???
Luis Mariano
Aqui no Brasil mudaram recentemente a forma de arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais, pelo que entendi agora é o próprio estado que repassa recursos aos partidos para anular a necessidade de doações e esse consequente tráfico de influência.... Agora me pergunta se a corrupção e essa "Captura do Estado" parou de acontecer..... ??? A Lava Jato foi uma falácia, uma caça às bruxas literalmente visando derrubar o governo vigente, e agora a corrupção apenas voltou para debaixo do tapete, corrupção pelo visto faz parte da alma política, será?
Tirrania Suhood
Luis Mariano isto é perturbador. E infelizmente não é surpreendente. Precisamos mesmo de mudar as leis, mas o que está a dizer é que isto não é suficiente. Temos operado individualisticamente, com cada homem por si, há tanto tempo que mudar apenas um aspecto do sistema não é suficiente. Precisamos de mudar muitas partes do sistema e precisamos de mudar a nossa cultura para uma que seja muito mais atenciosa e cooperativa. Isso acontece de muitas maneiras, incluindo através do investimento em nossos relacionamentos - é claro que estamos ficando sem tempo.
Ainda acho que o enquadramento e nomeação de "Captura do Estado" é realmente importante. É tão útil ter uma frase - um entendimento comum e uma linguagem comum para chamar o que está a acontecer. Mas ainda é necessário muito trabalho além disto.
Luis Mariano
Tirrania Suhood já tivemos debates fervorosos aqui nos fóruns brasileiros sobre isso, a corrupção aqui no Brasil é sistêmica, um problema cultural, até a pessoa mais simples, um catador de papelão, aqueles que trabalham com reciclado sozinhos ou em cooperativas, costumam molhar o papelão para ganhar mais no peso, sendo que o receptador já coloca uma porcentagem a menos no valor a ser pago já prevendo isso e se faz de bobo, daí os catadores honestos ganham menos por causa dos desonestos.... eis a analogia do que ocorre em todas as esferas da sociedade, em todas as camadas do sistema..... O famoso "Jeitinho Brasileiro" e o "Fazer pra Inglês Ver" e outras malandragens mais que até certo nível é algo sadio, banal até...... Mas viver numa sociedade que possuí regras demais que ninguém do baixo clero ou do povão consegue seguir, se seguir quebra economicamente ou vive uma vida medíocre, uma sociedade onde o senso comum é de que microempresário não pode emitir nota fiscal para tudo senão quebra, que contratar exame de carteira de habilitação e tirar pontos da carteira é a coisa mais banal do mundo, consumir pirataria e drogas ilícitas, etc... Tudo isso transforma o povo na caricatura perfeita de seus governantes....... Aqui ser honesto, ou pelo menos tentar ser, pois é uma tarefa homérica, te torna uma pessoa FRACA aos olhos dos demais, e basta um discurso moralista para as pessoas em seu entorno se revoltarem e vasculharem sua vida atrás de um rabo pra puxar, e vão achar, pois todo o sistema te empurra a falhar, e depois fica te punindo por suas falhas pro resto da vida, fomentando assim a Indústria do Medo e da Culpa. Fato! ................... Daí o senso comum aqui é: Político que não entrar nos esquemas não cresce, se abrir a boca morre, e se entrar nos esquemas mais cedo ou mais tarde seus parças vão inventar uma Lava Jato da vida e te colocar como Bode Expiatório da vez...... AS COISAS SÃO ASSIM!!! .........SISTÊMICAS!!! ................... O perfil psicológico de quem se atraí por carreiras como policiais, militares, advogados, políticos.... não é dos melhores exatamente por causa deste contexto, quem entra no jogo é porquê quer jogar e está preparado pra tudo ou nada, correto?
Luis Mariano
Tirrania Suhood para não finalizar.... Isso tudo lembra a Metáfora do Al Capone...... a Lei Seca de 1920 que proibiu a fabricação, comércio, transporte, exportação e importação de bebidas alcoólicas nos EUA até 1933...... Perceberam que se tornou uma lei que ninguém respeitava, até o mais simples americano possuía um alambique nos fundos do quintal e vendia bebidas na clandestinidade..... uma vez quebrada uma única LEI um cristal se quebra na mente das pessoas comuns, daí em diante quebrar outras regras fluí naturalmente em escala crescente, perceberam que criar regras impossíveis de serem seguidas, aplicadas e/ou devidamente fiscalizadas transformava cidadãos comuns em marginais em potencial..... daí revogaram a Lei............... É mais ou menos isso que acontece aqui no Brasil, as milícias virtuais se juntam para perseguir pessoas, cancelar e sabotar suas vidas literalmente praticando os mais variados crimes como se isso fosse o certo a fazer, quem não participar é classificado de FRACO ou o INIMIGO. ...........AS COISAS SÃO ASSIM, não são???
AUTODIDATA apaixonado por marcenaria, design, arquitetura, arte, debate, filosofia, etc...
Participem também de nossos grupos no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário