domingo, 3 de março de 2019

Laqueação Artesanal em Bicama Montessoriana:



Apareceu uma cliente com o desejo de fazer uma cama para a sua filhinha e liberar o berço para o bebê que está por vir, a Mileny. Ela me pediu algo que ficasse o mais parecido possível com o berço que é uma peça de produção em série com bordas arredondadas e pintura misturada com painéis já acabados de MDF. Foi aí que decidi oferecer a laqueação, pois assim eu podia trabalhar com boleados com mais facilidade, a cliente aceitou e o negócio foi fechado.

A cliente queria dois gavetões embaixo, mas algo que pudesse retirar no futuro para acomodar uma cama extra, então deia a ideia de fazer a cama extra se tornar um gavetão, depois basta comprar um colchão e usar para dormir, ele gostou da ideia, por isso fiz o estrado fechado na cama inferior, para ter duas funções.

Método Montessori:

Quando postei esta proposta 3D no Facebook houve críticas em relação ao fato desta cama estar ou não de acordo com o Método Pedagógico Montessouri, pois pensaram se tratar de uma cama para bebê recém nascido, e como a essência maior do método é deixar o bebê livre para circular e interagir com o quarto todo, como se o quarto se tornasse a extensão do berço, reclamaram da altura, mas a menina tem mais de 3 anos de idade e já consegue subir sozinha na cama. O bebê que está vindo ficará no berço que a cliente já possui, um comprado em loja, produção em série.

Do método o que foi mais aproveitado foi o lúdico da casinha que remete à segurança e infância. Saiba mais aqui neste LINK!!! 

Laqueação Artesanal:

A laqueação artesanal do jeito que faço é bastante econômica, gasta pouco com material, mas talvez pelo fato do meu espaço de trabalho hoje em dia ser bem reduzido, eis que a coisa se mostrou bestante demorada, trabalhosa. hehehe

Usei tintas Duco e Primmer Automotivos e Massa Corrida simples pra selar os topos do MDF Crú. Usei um Compressor Tufão Simples que já me acompanha há um bom tempo, velho de guerra, e uma pistola de pintura que mais vasa do que pinta. kkk Obviamente tal forma de trabalhar só é recomendada para pinturas eventuais ou para produções pequenas de fundo de quintal, digamos assim, como também para hobbistas, claro. Para atuar profissionalmente com laqueação é preciso uma estrutura adequada e cumprir uma série de exigências rigorosas, pesquisem.

Outra questão que os amigos do Grupo Marcenaria BRASIL levantaram com toda a razão é que existem tintas específicas Atóxicas para Móveis Infantis, mas é preciso pesquisar os custos disto para saber se é viável e testar os clientes para saber se estão dispostos a pagar a diferença, claro. Pois fui criado em camas pintadas de qualquer jeito e comendo glútem e estou vivo até hoje, acho que estou, tenho quase certeza. kkkkk

As gradinhas foram feitas com peça inteirissa de MDF Crú de 15mm recordas na Tupia Copiadora usando um molde que fiz na tico-tico no MDF de 6mm.

Depois reegrossei com MDF de 6mm dos dois lados para dar o efeito desejado.


Selei os topos com a massa corrida simples e depois lixei...


Foram 3 demãos de Primmer Cinza Automotivo, lixei entre cada demão com lixa fina, isto que deu trabalho, pois cada lixada usou meio período, principalmente por causa das gradinhas.
Depois dei duas mãos de Laca (Duco) Branco Puro Automotivo. Todas estas tintas secam muito rápido e não possuem cheiro forte, nem na aplicação, nem depois.
















Montei a estrutura da casinha na base da Cavilha coma a ajuda deste Gabarito que eu mesmo fiz.

Depois finalizei passando Cera de Carnaúba no lugar do Verniz PU, pois o acabamento desejado era o acetinado.
























Estrado com Travessas de Peroba e Ripas de Cedrinho reutilizados, madeira de demolição. Eu ia pintar, mas não deu tempo, acabei seguindo a estética das camas de Lojas mesmo.

Usei aqueles parafusos com porca rolha nas barras da cama com tampinha branca, acho eles mais seguros.




































Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL



4 comentários: