domingo, 4 de novembro de 2018

O surgimento da Marcenaria sob Medida DISRUPTIVA




Devemos inicialmente elucidar o que vem a ser este termo "Disruptivo"... Pois bem... Estamos aqui nos apoderando de um termo muito usado no marketing para descrever produtos e serviços que quebram o censo comum da evolução tecnológica, os padrões, os modelos, porém tem mais a ver com a forma de agir no mercado do que a tecnologia em si. Normalmente se refere a um produto ou serviço que atende uma demanda intermediária que busca apenas ofertar um produto/serviço BOM e BARATO que está abaixo daquilo que é tido como padrão de excelência. Podendo assim ganhar força e acabar empurrando os líderes para o topo da piramide de consumo ou até eliminar do mercado. (Fonte de pesquisa: Wikipédia).

Não há nada mais Disruptivo do que a Marcenaria sob Medida tocada por pequenas marcenarias familiares ou autônomos, tal marcenaria vai contra tudo o que foi pregado até agora pela Filosofia Modernista após a Revolução Industrial que tirou do artesão os meios de produção e lançou estes nas fábricas para atuarem em atividades repetitivas e maçantes desprovidas de maior reflexão.

Mesmo trabalhando com estrutura reduzida e até precária e pouco conhecimento de gestão, tais empresas são competitivas e dominam mais de 70% do mercado segundo estudos encomendados por fornecedores da área que se tornaram grandes parceiros do Marceneiro Disruptivo financiando os clientes finais na compra dos insumos e ofertando ações de qualificação e estruturação física.

Embora há uma fraca corrente atual que defende uma marcenaria que terceiriza só o corte, toda a produção e até o projeto ficando apenas com a montagem, eis que o comum ainda é o marceneiro centralizar em sua empresa todo o processo. E principalmente hoje em dia com o fácil acesso às ferramentas de projeto, eis que os melhores profissionais eliminaram as parcerias com profissionais de projeto e passaram a atuar diretamente com o cliente final, mais um aspecto disruptivo, aliás.

Sempre defendi que a Marcenaria sob Medida Disruptiva está para a complexidade Pós Modernista assim como a Produção em Série está para o Modernismo e sua objetividade simplista exacerbada. Ela atende não só necessidades sob medida respeitando o individualismo dos usuários como os insere no processo produtivo como um todo, aquilo que alguns chamam de Cocriação e outros de Criação Participativa. O cliente possui um leque infinito de escolhas, tanto conceitualmente quanto nos materiais a serem utilizados, pois a marcenaria possui tremenda liberdade criativa.

Outra diferencial da Marcenaria sob Medida Disruptiva é que ela não renega a tecnologia, Centros de Furação e Usinagem CNC hoje em dia disputam tarefas com antigas Maquinas Analógicas e Ferramentas Manuais nas oficinas. Pois na produção sob medida nem sempre a tecnologia mais avançada é a mais eficiente e eficaz por N motivos.

Também há a total liberdade de misturar MDF, MDP, Madeira Maciça, Compensado, Laminados diversos, Laca, etc...

E não podemos esquecer do DESIGN, pois a Marcenaria Disruptiva atende e intende como ninguém as novas necessidades que os avanços neste campo trouxeram, dentro disso podemos citar também a SUSTENTABILIDADE em suas três vertentes: Social, Ecológica e Econômica. A Marcenaria Disruptiva e mil vezes mais sustentável do que os fabricantes, pois pode reaproveitar materiais, abusar da criatividade na economia e fomenta o consumo consciente buscando fazer aquilo que realmente é necessário com um bom custo x benefício. De dia vende algo extremamente artesanal para à tarde vender caixarias de MDF, peças artísticas, autorais. e por aí vai....

Nosso concorrente direto era até ha pouco tempo as grandes marcas de modulados, porém com o aumento desenfreado da concorrência desleal entre as mesmas, perda de qualidade e credibilidade nos projetos e montagem, e leque engessado de opções fora o atendimento mais formal e menos humano.... Estes perderam terreno e hoje as marcenarias ganharam maior evidência por conseguirem atender necessidades mais customizadas com custo menor e qualidade satisfatória.

Mas há também marcenarias de alto padrão que cada vez mais estão tomando espaço das grandes marcas de modulados ofertando produtos e serviços que vão além de qualquer coisa ofertada pelas mesmas possuindo acesso às tecnologias, ferragens e demais insumos também de altíssimo padrão.

Quem poderia imaginar que o capitalismo se tornaria um tiro no pé das grandes empresas moveleiras abrindo espaço às pequenas empresas Disruptivas que conseguem atender nichos que as grandes não conseguem???

Contraditório? Disruptivo???

O maior potencial da Marcenaria Disruptiva é a CRIATIVIDADE, porém o mercado como um todo ainda está aprendendo a valorizar produção intelectual x criativa, ainda vivemos numa sociedade consumista que valoriza mais objetos tangíveis não sabendo valorizar mão de obra especializada e seus meandros. Cabe a nós fomentar a quebra de tal paradigma por demais ultrapassado, porém como a maioria da população se auto classifica como não criativa, estes temem supervalorizar apenas poucos privilegiados por tal suposto dom. 

Luiz Mariano 
(Autodidata apaixonado por Marcenaria, Design, Arquitetura, Arte, Filosofia, ...)
Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário