quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Edson Lobo em: A volta da "Fórmica" que nunca se foi...


A volta da "Fórmica" que nunca se foi...
(Laminado Melamínico de Alta Pressão)

Hoje tive a grande honra de entrevistar um grande amigo desde da época do Facebook, o Edson Lobo Souza da Marcenaria Lobo sobre essa tendência de voltar a usar o Laminado Melamínico de Alta pressão mais conhecido como Fórmica...

Marcenaria Lobo
São José dos Campos - SP
CONTATO: +55 12 99136-3177 (Edson Lobo)
Link do Instagram dele

Tem recebido pedidos com esse acabamento? Tem oferecido aos seus clientes? 
Resposta: Estou usando sim, hoje mesmo estou fazendo um serviço que vai fórmica laranja. E até em meu escritório usei um Fórmica com motivos geométricos no impresso.

E sobre a problemática da fita de borda compatível?
Resposta: E o que ando dizendo, ainda há essa problemática, se os fabricantes de laminados investirem na venda de acabamentos que possuam fita de borda idêntica ao padrão venderiam muito mais e se tornariam forte concorrência aos MDF's da vida.
Acabaria o problema do tamponamento também, pois faríamos como antigamente, caixa de MDF Branca e "Fórmica" por fora.

E os arquitetos e designers que possuem parceria com sua marcenaria andam especificando esta matéria prima?
Resposta: Meus parceiros até querem utilizar a fórmica, mas reclamam muito desta questão de não existir Fita de Borda compatível, não querem a face de uma cor e o topo de outra... Fazer o topo à moda antiga também na Fórmica deixando a junção preta aparente nem pensar. Mas em trabalhos comerciais e corporativos que exigem soluções mais elaboradas a Fórmica acaba abrindo novas possibilidades, obviamente.

Fale também sobre o treinamento de mão de obra especializada nesta matéria prima, pois bem sabemos que mexer com esta "casquinha de ovo" não é tarefa fácil...
Resposta: Sim, a mão de obra hoje está mal acostumada, querem só fazer caixarias de MDF, coisas fáceis, mas o acabamento na Fórmica precisa de mais carinho do que com o MDF, saber usar a tupia laminadora, a plaina e a lima. Eu acho os móveis de Fórmica mais duráveis, possuem uma certa nobreza, um apelo ao conservadorismo que está em alta.
Creio que a mão de obra basta treinar novamente a usar a Fórmica, não tem segredo, eu há 25 ano atrás comecei já com a Fórmica logo de cara, basta ter tupia, uma lima e plaina.
Estes móveis de hoje ficaram tudo igual, o que muda são as ferragens boas ou as baratas .
Hoje este serviço de MARCENEIRO DE VERDADE não tem mais, infelizmente... O que temos são os famosos caixoteiros que correm da Fórmica e principalmente dos móveis curvos. Mas ainda existe a velha escola que preza pela boa e velha arte da marcenaria em todas as sua vertentes tradicionais, lembrando que nem tocamos no assunto dos maciços ainda, não vem ao caso aqui, mas...

Postei uma chamada no nosso Canal do YouTube:



Fotos de um trabalho corporativo recente da Marcenaria Lobo:























































Esse é o escritório dele...





















Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL







quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Willian Eduardo: O marceneiro não deve projetar!!!


William Eduardo
Técnico em Edificações & Designer de Interioreswdfreitas123.wixsite.com/will
Projetista da Dalmóbile - RJ

O marceneiro não deve projetar!!!

Num debate promovido via Instagram o Willian defendeu que em outros países marceneiro não fica bancando o projetista, no máximo ele rabisca, tira uma base de fotos de inspirações executadas por terceiros e manda bala.

Ele é totalmente contra esta moda de centralizar num só profissional várias atividades, essa onda do profissional multifacetado e autônomo. No fim o marceneiro acaba deixando sua função principal de lado e passa a atuar sem formação adequada em projetos tirando o trabalho dos especialistas da área.

Como sempre ele defende que as marcenarias devem buscar investir em projetistas, seja contratando, seja formando parcerias.

“Projetar diante das habilidades de executor é uma coisa, ser projetista de fato é outra coisa... Em resumo é que cada um tem sua identidade própria como profissional, explorar as habilidades principais é fundamental, equipe multidisciplinares é fundamental. Gerar valor acumulando funções é bom, mas apenas pra o início dos trabalhos, ou seja, no começo do negócio. Porém o custo de ter um projetista não é ruim, da mesma forma digo pros projetistas que querem dar uma de marceneiros, mesmo porque dependendo do atendimento basta atender como marceneiro com algum tipo de desenho, mas isso não o fez projetista propriamente dito. Gerar informações técnicas básicas em um desenho é o dever de qualquer profissional, mas aqui, geral acha que tem que virar projetista pra produzir, renderizar e apresentar com aplicativos... Marceneiro não precisa disso! Tenho certeza que se todos ficassem em suas habilidades principais o mercado fluiria melhor. No final o que acontece é que ninguém quer dividir cliente com ninguém, e a marcenaria assim como a carpintaria se distanciaram da construção civil.
Por exemplo: Eu entendo de montagem, marcenaria, arquitetura, mas não sou arquiteto, não sou montador, não sou marceneiro. No fim fica a analogia: advogado não é juiz, enfermeiro não é médico, goleiro não é atacante. Só na construção civil tem essa palhaçada de pegar o cliente pra si, defendo cada um no seu quadrado.” (William Eduardo)

E você marceneiro projetista, qual a sua opinião?

E os demais projetistas? Estão sentindo a concorrência com as marcenarias ou o tipo de clientes e trabalhos que eles pegam não são o foco de sua loja?


Postem sua opinião nos comentários e não esqueçam de nos seguir esse Blog e nosso perfil no Instagram.




Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL